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Sistema de Jogo

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Mensagem por Legacy Dom maio 20, 2012 2:23 am


Bem-vindos ao tópico mais polêmico de todo RPG, as regras do jogo. O IL vai utilizar um sistema de rpg básico baseado em atributos, fácil o suficiente para que até quem nunca tenha se deparado com esse tipo de jogo consiga entender sem problemas. Não usaremos nenhum tipo específico (3D&T, D&D) contudo ambos podem ser tomados como referência para as regras do nosso jogo.


Como estamos começando agora as regras ainda estão um tanto cruas, contudo irão ser adaptadas e melhoradas à cada novo ciclo de jogo, caso haja necessidade. Qualquer dúvida é só postar no tópico de dúvidas.




>introdução



À exceção dos personagens já existentes no anime IkkiTousen, todos os outros personagens iniciarão o jogo com 15 pontos para distribuírem em seus atributos. Apenas os líderes de escolas da linha de história relativa à Sengoku poderão ter uma quantidade maior, que deverá ser negociada com a administração. Começando do zero, exemplificaremos com um personagem fictício chamado Souta. Ele representa um jogador que escolheu um personagem não-listado no tópico de Cannons, por tanto irá iniciar a sua ficha como um lutador Rank E.



Essa é a quarta versão do RPG, revisada, reestruturada e melhorada. Estamos de volta ao sistema de fichas com valores numéricos, uma vez que a interpretação livre dá margem a inúmeras brigas e não é isso que queremos.



O sistema é básico, cinco atributos com perícias e habilidades. Neste "livro" será descrito o passo a passo de uma ficha como exemplo para que monte a sua, além do sistema de lutas e interação. Claro que nada é perfeito, por isso este tópico poderá ser modificado a medida que o jogo continue seja por correções ou adições, o que quer que a conteça será avisado.



>livro de regras



índice


1. Conhecendo a Ficha

Onde encontrar e como preencher, quais os campos, etc.



2. Criando um Personagem

Idéias para nomes, dicas de históricos, sites úteis.



3. Atributos

Para que servem, como afetam o personagem, dentre outros.



4. Perícias

O que são, como usar, como ter sua perícia personalizada.



5. Habilidades

O que escolher, como upar uma habilidade, habilidades especiais, etc.



6. Armas

Listas, sites úteis, como funcionam.



7. Lutas

Como são feitas, regras de batalha, morte, experiência.



8. Dados

Como acontece a rolagem, bônus, ônus, etc.



9. Inventário

Onde fica, para que serve, como conseguir itens.



10. Interação

Regras, dicas e funcionamento.




Conhecendo a Ficha


Antes de tudo, para editar a sua ficha você precisa ativá-la primeiro. Claro que, para isso, é preciso estar registrado. Siga o caminho abaixo para criar sua ficha:

Perfil Ficha Gerar Ficha


Abaixo uma imagem de como a ficha é e a que se refere cada um dos campos. Alguns deles serão preenchidos pela administração, por isso não estarão disponíveis na edição.

PRINT



O cadastro no jogo não começa pela ficha, primeiro o jogador deve escolher entre ser um cannon ou personagem original e então fazer - ou não - as alterações necessárias. Em caso de cannons, os detalhes de atributos, armas e poderes já estarão descriminados no tópico referente, basta só preencher. Para os optaram por criar seu próprio personagem, esse fórum será muito útil! Após preencher os campos pessoais de nome, idade, etc, o jogador deverá começar a distribuir seus pontos de atributos de acordo com seu rank.




Criando um Personagem


Não é difícil criar um bom personagem, um pouco de criatividade e de fuga dos clichês podem ajudar bastante, às vezes as melhores personalidades estão atrás das mais simples histórias. Aqui vão algumas dicas para o ponto de partida na criação de seu personagem: o nome.

Evite nomes comuns, tipo: Sakura, May, Tsuki, apesar de serem bonitinhos é fácil encontrar personagens com esses nomes.


Os personagens possuem os espíritos de guerreiros participantes da guerra do período chinês denominado Três Teinos. Como os personagens do anime ainda existem na nossa história, é proibido usar qualquer guerreiro já citado, você pode inventar um ou encontrar outro ainda não usado.


Como nosso jogo é baseado no Japão o bom senso nos diz para usarmos nomes orientais. Claro que não é fácil, mas não é impossível, ainda mais com uma ferramenta tão maravilhosa quanto o Google. Digite na busca 'nomes em japonês' e com certeza você acha uma ótima lista.

NÃO Serão permitidos sobrenomes de personagens já existentes, uma vez que nosso cenário se passa no mesmo período do anime, basicamente depois da temporada mais recente (Xtreme Xecutor).

Use letra maíscula no começo de cada nome e coloque sobrenome atrás do nome. Apesar dessa ser a ordem tradicional japonesa, usaremos a brasileira para facilitar.


Para simplificar a explicação do funcionamento do jogo, usaremos um personagem fictício chamado Hyori Massao.

Agora vamos escolher uma personalidade, Hyori será alegre, brincalhão e teimoso. Não usará nenhuma arma e a escola de escolha dele será Kyoshou. Cada uma das escolas tem um bônus especial baseado em sua história, o de Kyoshou é +1 de Inteligência. Os bônus das escolas virão mais adiante.

Por ter 13 anos nosso personagem ficará no 8º ano Junior, que seria a 8º do Ensino Fundamental. Todo lutador (personagem original) começa no Rank E, independente da idade ou da escola.

Hyori ainda precisa de uma história, no anime a única presença adulta parental é a da mãe de Hakufu Sonsaku, Goei. É comum os adolescentes viverem sozinhos ou apenas com empregados, no entanto no nosso RPG apenas será aceito em caso de estudante de High School (Ensino Médio). Nosso aluno viverá com o pai, um humilde sapateiro um tanto quanto assanhado com as mocinhas, sua mãe deixou a família para se casar com um empresário rico e bem sucedido, manda sempre dinheiro para o filho, mas não se interessa muito em visitá-lo.

Montado o background do personagem, vamos começar a construção da ficha de fato.




Atributos


Chegamos a parte crítica, os atributos. Nosso personagem, Hyori, é Rank E e como é um jogador novo, seu "sub rank" é Iniciante.

Cada rank terá três níveis, Iniciante, Intermediário e Avançado, já que passar de um para outro seria simples de mais se fosse apenas uma questão de distribuir um ponto a mais por rank.

A pontuação dos atributos será feita pelos Ranks e Sub Ranks desse modo:


Sistema de Jogo Azul Rank E

Iniciante - 5 Pontos de Atributos 3 Pontos de Perícia
Intermediário - 1 Pontos de Atributos 1 Pontos de Perícia
Avançado - 2 Pontos de Atributos 1 Pontos de Perícia


Sistema de Jogo Verde Rank D

Iniciante - 3 Pontos de Atributos 2 Pontos de Perícia
Intermediário - 4 Pontos de Atributos 2 Pontos de Perícia
Avançado - 5 Pontos de Atributos 2 Pontos de Perícia


Sistema de Jogo Vermelha Rank C

Iniciante - 6 Pontos de Atributos 3 Pontos de Perícia
Intermediário - 7 Pontos de Atributos 3 Pontos de Perícia
Avançado - 8 Pontos de Atributos 3 Pontos de Perícia


Photobucket Rank B

Iniciante - 9 Pontos de Atributos 4 Pontos de Perícia
Intermediário - 10 Pontos de Atributos 4 Pontos de Perícia
Avançado - 11 Pontos de Atributos 4 Pontos de Perícia


Sistema de Jogo Prata Rank A

Iniciante - 12 Pontos de Atributos 5 Pontos de Perícia
Intermediário - 13 Pontos de Atributos 5 Pontos de Perícia
Avançado - 14 Pontos de Atributos 5 Pontos de Perícia


Sistema de Jogo Amarela Rank S

Iniciante - 15 Pontos de Atributos 6 Pontos de Perícia
Intermediário - 16 Pontos de Atributos 6 Pontos de Perícia
Avançado - 17 Pontos de Atributos 6 Pontos de Perícia


Apesar de parecer, não é tão injusto quanto as quantidades dos pontos indicam . Para passar de rank é preciso atingir o máximo de experiência que é 'trocada' pelo novo nível, porém é essa mesma experiência que será usada como moeda de troca pelas habilidades, por isso não vai ser difícil ver um Toushi Rank B Avançado vencer um Toushi Rank A Avançado só por ter mais habilidades. Mas isso é pro outro capítulo.

Voltando à ficha de nosso personagem, Hyori é um Rank E Iniciante, apesar de sua escola ser de estrategistas, ele será baseado em força. Lembrando que a pontuação mínima de cada atributo é 1, por tanto todos começam com pelo menos 5 pontos no total.






ATRIBUTOSINICIALPONTOS
Força1(1+3) 4
Vigor1(1+1) 2
Agilidade1(1+1) 2
Destreza1(1+0) 1
Carisma1(1+1) 1



Observando os atributos vemos que Kyori têm um ponto a mais no atributo Inteligência, que é obrigatório, já que este é o bônus que a escola dele, Kyoshou. Os bônus das outras escolas variam entre Atributos e Perícias. Veja na lista abaixo:

Spoiler:


funcionamento dos atributos


Os cálculos de dano, pv (pontos de vida), pc (pontos de chi) e uso de armas é feito com base nos atributos de acordo com o esquema abaixo:










Pontos de VidaPontos de Chi
Vigor x 2 + Pontos de Base (100)Inteligência x 2 + Pontos de Base (100)
Dano SimplesDano de Arma Branca
Força + D6Dano da Arma + Destreza + D4
Dano de Arte MarcialDano de Chi
Perícia + Força + D4Inteligência + Perícia Ofensiva + D4
Defesa SimplesDefesa de Equipamento Leve
Vitalidade x 2 - DanoEquipamento + D4
Defesa de Equipamento PesadoDefesa de Chi
Equipamento + Vitalidade + D4Inteligência + Perícia Defensiva + D4

Os cálculos são simples, o que pode confundir um pouco é, no máximo, a quantidade de pontos a serem calculados. Contudo não precisam se preocupar, pois essa conta será feita em conjunto com a administração no momento da seleção.



Perícias

As perícias são, em outras palavras, técnicas que servem de apoio aos seus atributos e habilidades. A lista ainda não está fechada, podendo surgir novas perícias em algum tempo, mas não se desesperem, os que já tiverem distribuídos seus pontos não serão prejudicados.










PeríciasValor
Armas Brancas02
Artes Marciais*02
Briga de Rua01
Controle de Chi03
Estratégia02
Flexibilidade01
Resistência01
Misticismo03
Lábia02

Cada um desses itens tem um significado que, para poupar espaço de ficha, será descrito aqui nesse tópico. A Perícia "Artes Marciais" precisa ser especificada quanto ao tipo: Kung Fu, Karate, etc. Cada tipo novo de arte marcial aprendido o jogador precisará comprar a perícia de novo.










PeríciasDescrição
Armas BrancasDano adicional da arma de 1
Artes MarciaisDano adicional de luta de 1
Briga de RuaDano adicional de luta de 1
Controle de ChiDano adicional com uso de Chi de 1
EstratégiaDireito a jogada extra do D2
FlexibilidadeReduz em 2% o valor de habilidades que requerem flexibilidade
ResistênciaReduz em 2% o valor de habilidades que requerem resistência
MisticismoReduz em 2% o valor de habilidades místicas
LábiaDireito a jogada extra do D2


Algumas perícias não têm suas funções alteradas mesmo com mais de um ponto distribuído como as de Estratégia para baixo, o que não acontece com as perícias de dano.

Os bônus das perícias virão com o uso de alguma habilidade ou item voltado para tal e podem fazer de tudo, duplicar o dano, diminuir preço de habilidades, dar algo especial, etc. Mas tudo dentro de um período de tempo marcado em turnos. Nenhum bônus é permanente. Como as possibilidades de bonificação são inúmeras e variáveis ficaria impossível listar todas, o que só será feito a medida que os bônus forem acrescentados ao longo do jogo.



Habilidades

Habilidades são "poderes" específicos (não necessariamente fantásticos) que podem ser comprados com os pontos de experiência. Algumas habilidades podem ser adquiridas através de alguma quest ou da sorte em situações repentinas criadas ao longo do jogo. As habilidades abaixo são básicas, essa lista também poderá ser implementada ao longo do jogo.


















HabilidadesCusto
Submissão (3)100xp por nível
É o uso de técnicas para subjugar o adversário e imobilizá-lo durante ma luta - ou até incapacitá-lo permanentemente. Uso: 1xD2 por nível
Sedução (3)150xp por nível
Consiste na capacidade de atrair a atenção para si mesmo totalmente, apenas com um olhar, um gesto ou algo mais. Uso: 1xD2 por nível
Herança (1)300xp
O personagem possui uma quantidade de dinheiro que o mantém com folga, sem que o mesmo precise trabalhar. Uso: Permanente
Contatos (3)50 de xp por nível
Contatos são as pessoas influentes e importantes que o personagem conhece e que lhe podem fazer favores nos melhores momentos. Uso: 1xD2 para situação extrema.
Garra (3)20 xp por nível
Determinação do personagem, o quanto ele se empenha para fazer algo. Uso: 1xD2 pro nível para defender OU se libertar de algo.
Gangue (3)300 xp por nível
O personagem tem um grupo de "capangas" sempre com ele (um a mais por nível, número inicial de 1 lutadores). Todos Rank E. Uso: 1xD2 para cada lutador da gangue atacar.
Fúria (1)400 xp
É o limite da sanidade de um personagem, ele fica irritado ou assustado ao ponto de perder a noção de tudo e atacar com toda a sua força, alcançando o poder de um rank acima. Uso: 1xD2 para entrar em fúria.
Treinamento Duro (3) 70xp por nível
Aquele personagem que tiver passado por um treinamento duro terá mais facilidade para realizar aquilo no que for especializado, seja luta, estratégia ou outro. Uso: Bônus de 3 pontos no dado ao usar a perícia de maior valor.

Voltando ao exemplo do livro, nosso personagem Hyori agora receberá suas perícias e habilidades. Por ser um lutador Rank E ele tem três pontos iniciais de perícia. Escolheremos Briga de Rua, Flexibilidade e Resistência, todos custando 1 ponto cada. Supondo que Hyori já jogue há um tempo e que ele possua 100 pontos de xp, ele pode escolher entre passar do Rank E Iniciante para o Rank E Intermediário OU comprar uma habilidade. Nosso jogador irá optar por comprar uma habilidade e a escolhida é Garra no nível 3.



Armas e Acessórios

As armas que um personagem podem ter são variados em termos de qualidade, no entanto quanto à quantidade é permitido apenas uma arma por personagem. Não serão listados neste tópico todos os tipos de armas existentes, já que são muitas e variadas, a mesma deverá ser especificada pelo jogador caso deseje tê-la. Desde já especificamos que armas de fogo são proibidas em qualquer circunstância.

O dano da arma é baseado no valor que ela possui de acordo com seu tamanho, peso e os atributos destreza e força do personagem. Por exmplo:

Cálculos


Para aqueles que precisam de uma ajuda a respeito de que arma usar, aqui vai uma lista externa:


Lista de Armas Brancas do Wikipedia



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